5 exemplos de merchandising criativos para você se inspirar

Criatividade é sempre um excelente atrativo para o shopper moderno. Quem investe em estratégias diferenciadas consegue influenciar no processo de decisão do cliente e mostrar que deve optar por uma marca — e é exatamente por isso que elas têm investido cada vez mais em ações diferenciadas.

Investir no PDV é importante porque é apenas lá que a decisão de compra é tomada. Por mais que o shopper tenha pesquisado e tenha uma noção do que precisa, uma ação criativa pode influenciar sua posição e fazer com que ele mude de ideia, opte por um produto de maior valor ou mesmo compre mais.

Pensando nisso, trouxemos 5 exemplos de merchandising criativos para que você possa se inspirar e criar ações inovadoras de marketing para o seu negócio. Ficou curioso para saber quais são? Então, continue com a leitura e descubra!

A importância da criatividade no merchandising para PDV

O merchandising é um termo utilizado para sintetizar técnicas de divulgação de serviços e produtos realizadas dentro do PDV, local onde a decisão de compra é tomada pelo shopper.

Dessa forma, investir em ações criativas e fazer um bom merchandising é uma das melhores maneiras que o gestor dispõe de interagir com seu cliente em potencial em um momento crucial: aquele que ele opta por fechar ou não negócio com você.

Criar experiências memoráveis com uma boa dose de criatividade torna toda a experiência do cliente incrível, fazendo com que, além de comprar naquele primeiro momento, seja fidelizado, alavancando as vendas do negócio.

5 exemplos de merchandising criativos para você se inspirar

1. A interação entre Samsung e Arezzo

Da união improvável entre uma empresa de tecnologia e outra de calçados e acessórios surgiu uma inovadora campanha de marketing para o dia das mães no ano de 2015. No período da ação, quem comprasse o notebook ATIV Book da Samsung ganhava uma bolsa de couro da Arezzo, disponível em três cores.

Além disso, o comprador ainda ganhava um cupom para concorrer a um sorteio feito pelas marcas, em que o vencedor poderia optar entre uma Mitsubishi Pajero TR4, uma viagem internacional com acompanhante e mais R$30.000,00 ou uma mesada de R$6.500,00 durante um ano.

A parceria inusitada pretendia oferecer aos shoppers o melhor custo-benefício possível, comprando seu novo aparelho e ganhando uma bolsa de altíssima qualidade, altamente desejada pelo público feminino brasileiro. E funcionou: o nível de satisfação com a compra do notebook aumentou e fidelizou um grande número de clientes em relação às duas marcas.

2. O investimento da Nesquik em papel forração para o chão

Outro exemplo bastante criativo de merchandising para PDV é o da Nesquik, que colou um tapete de jogo de amarelinha em tamanho real em frente aos seus produtos para que as crianças (público-alvo da marca) pudessem brincar enquanto seus pais finalizavam suas compras no supermercado.

Dessa maneira, tanto os pais quanto os filhos passariam pelo espaço e voltariam sua atenção aos produtos da marca, aumentando sua visibilidade e, consequentemente, as vendas de Nesquik.

A estratégia é excelente para direcionar o shopper até o estande e a ideia pode ser imaginada para diferentes cenários. Na páscoa, por exemplo, você pode colocar pegadas de coelho no chão (com adesivos de qualidade para ninguém se machucar) até os ovos de chocolate, e aumentar a visibilidade do produto ainda mais.

3. A busca da C&A pela opinião dos shoppers

Também no dia das mães, a loja da C&A no shopping Iguatemi, em São Paulo, promoveu uma campanha diferenciada para aumentar sua visibilidade. Ela colocou fotos de suas peças em sua página no Facebook e pediu para que o público curtisse aquelas que mais gostaram, selecionando os itens preferidos da coleção.

Em seguida, a marca colocou a quantidade de curtidas que cada peça teve no cabide que as segurava, o que influenciou diretamente a decisão de compra do público (especialmente aqueles que buscavam presentes para a ocasião) e alavancou vendas durante o período da campanha.

A ideia foi inovadora pois todas as são pessoas são, de alguma forma, influenciadas pela opinião da maioria do público, preferindo aqueles itens que agradam mais a todos. Em uma adaptação da ideia, é possível colocar sinalizadores em produtos mais vendidos de qualquer marca, influenciando shoppers indecisos a tomar sua decisão.

4. A ilha com formato explicativo da Coca-Cola Zero

Tendo como ponto de partida seu slogan (faça o impossível possível), a Coca-Cola Zero criou uma estratégia de merchandising em que empilhava suas latinhas em ilhas no formato de uma pirâmide inversa, sustentada por uma única lata do produto, mostrando na prática que ela faz coisas inusitadas acontecerem.

Como resultado, a marca viu que as ilhas em formato inteligente cumpriram seu papel: as vendas de Coca-Cola Zero aumentaram em 13% nos PDVs onde a ação ocorreu. Como inspiração, você pode seguir o exemplo da marca e montar ilhas diferenciadas para chamar a atenção do shopper e fazer com que levem o produto para casa.

5. A utilização de parreiras para a divulgação da Assolan

A Assolan também fugiu do óbvio ao fazer o display de seus produtos no PDV e criou uma campanha onde exibia seus produtos em parreiras — as mesmas estruturas que suportam os ovos de páscoa para que fiquem pendurados acima da cabeça dos shoppers — para chamara atenção para a marca.

Assim, suas lãs de aço destacavam-se dos demais produtos de limpeza que ficavam nos estandes comuns e competia lado a lado com marcas mais conhecidas. As vendas do produto durante a campanha foram triplicadas com a venda cruzada: quem buscava um outro item acabava levando também uma lã de aço da marca por impulso.

Adaptando a ideia, você pode colocar produtos menos conhecidos ao lado de grandes favoritos do público, fazendo valer as vantagens do Cross Merchandising. Assim, você estimula a compra de itens que estão há mais tempo no estoque e consegue promovê-los junto ao seu público-alvo.

E então, gostou dos exemplos de merchandising criativos que apresentamos e já está pronto para criar estratégias para o seu negócio? Compartilhe este texto em suas redes sociais e permita que seus colegas também se inspirem em nossas dicas!