Como elaborar um plano de metas de vendas para sua empresa?

Quando falamos em metas de vendas, o fato é que não há um método ou fórmula pré-determinada que ajude as empresas neste processo de elaboração. O que podemos é contar com boas práticas que podem ser aderidas pelos gestores.

Dentre essas práticas, podemos citar: uma profunda análise a respeito do mercado em que o negócio atua, objetivos bem definidos, programas de incentivo aos vendedores, entre outros aspectos capazes de potencializar os resultados.

Por isso, neste conteúdo mostraremos algumas dicas úteis sobre como elaborar um plano de metas de vendas. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo para conferir!

Por que é importante definir metas?

As metas têm o papel de mensurar os processos da empresa. Afinal, como saber se a organização está no caminho correto se não houver parâmetros, não é verdade? Para isso, é preciso saber como defini-las corretamente.

Sendo assim, é correto afirmar que as metas de vendas são ferramentas cruciais no planejamento estratégico, pois direcionam as ações e ajudam a manter o foco e a motivação da equipe.

Portanto, os gestores da empresa, juntamente aos profissionais de marketing, devem adotar alguns critérios para definir as metas de vendas de sua equipe e potencializar a performance da empresa como um todo.

Como a metodologia SMART pode auxiliar?

A metodologia SMART consiste em um conjunto de técnicas com um objetivo em comum: detalhar os processos necessários para definir e alcançar as metas de vendas com mais coerência.

SMART se refere a:

  • Specific (Específica);
  • Measurable (Mensurável);
  • Achievable (Atingível);
  • Realistic (Realista);
  • Time-based (Limitada ao tempo).

Ou seja, no que se diz respeito ao processo de definir metas de maneira coerente, podemos afirmar que a metodologia SMART serve como base, pois ela determina que as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e limitadas a determinados períodos.

Como elaborar um plano de metas de vendas?

Entenda o mercado em que a empresa atua

Conhecer o nicho de atuação da companhia é um dos passos primordiais no processo de implementação de metas de vendas assertivas. Para isso, é fundamental conhecer o percentual de crescimento do mercado em que a empresa está inserida e quais previsões de expansão para o ano posterior.

Esses dados podem ser obtidos com o auxílio de ferramentas e recursos como jornais, internet, associações de classe e até mesmo por meio de pesquisas de campo realizadas pela própria organização, principalmente quando o foco é no comércio regional.

Com base nessas informações, é possível obter análises minuciosas a respeito do segmento do mercado, fazer projeções mais realistas e tornar a definição de metas de vendas muito mais objetiva.

Defina objetivos

Outro aspecto muito importante ao criar um plano de metas de vendas para a empresa é definir os objetivos de crescimento do negócio.

Essa é uma forma de obter dados conclusivos que podem auxiliar na avaliação mensal sobre o que tem sido realizado, além de melhorar o planejamento do que deve ser feito. Portanto, as metas devem ser específicas e mensuráveis. 

Por exemplo, estabeleça percentuais de crescimento em determinado períodos como 25% no mercado até o final do ano seguinte. Com base nesse índice, é possível calcular quanto será necessário vender por mês para que o objetivo seja alcançado.

Projete cenários futuros

Projetar os cenários potenciais sobre o mercado, a empresa, a concorrência e os clientes, é um ponto altamente relevante a ser considerado na hora de definir metas de vendas. As informações analisadas a respeito do segmento em que o negócio atua serão os parâmetros que guiarão os gestores no processo.

Após obter os dados necessários sobre o crescimento do mercado e o que é preciso fazer para que a empresa atinja seus objetivos, será muito mais fácil fazer uma relação sobre quanto o negócio precisa vender para que aumente sua taxa de crescimento anual.

Estabeleça metas humanizadas

A lucratividade da empresa é um aspecto importante, mas quando falamos em criar metas de vendas, existem parâmetros mais importantes. O que queremos dizer é que é preciso pensar no bem-estar das pessoas que formam sua equipe de vendedores.

As metas devem ser humanizadas, evitando que os profissionais precisem sacrificar a própria saúde e a vida pessoal para que consigam bater os números estipulados. Afinal, o sucesso das vendas e a boa performance estão diretamente ligados a fatores como:

  • boas noites de sono;
  • descanso;
  • tempo de qualidade com a família;
  • incentivos.

Entre outros pontos importantes que garantam que os vendedores se sintam satisfeitos com seu trabalho.

Crie programas de incentivo

Como citamos no tópico anterior, o bom desempenho dos vendedores está diretamente associado a aspectos como seu índice de satisfação com a empresa em que trabalha e sua qualidade de vida.

Portanto, em um planejamento de metas de vendas, é crucial que programas de incentivo sejam criados. Os profissionais de vendas devem ser estimulados de diversas formas, como por meio de:

  • feedbacks a respeito de sua performance;
  • premiações para aqueles que apresentarem melhores resultados;
  • bonificações;
  • comissões justas.

Quais as vantagens de ter esse processo organizado?

Para concluirmos, é importante destacar os benefícios que um plano de metas de vendas bem definido pode oferecer à organização. Dentre eles, podemos citar:

  • gera melhores estratégias para aumentar as vendas;
  • mantém o time muito mais motivado;
  • proporciona referências para que a equipe se guie;
  • garante um ciclo positivo de engajamento e interação entre o grupo de vendedores;
  • garante melhores resultados a médio e longo prazo;
  • faz com que os talentos da empresa se desenvolvam e busquem o aprimoramento de suas habilidades profissionais;
  • gera competitividade de mercado à empresa;
  • garante uma boa posição entre os concorrentes;
  • eleva o índice de satisfação do público-alvo;
  • otimiza a qualidade do atendimento e relacionamento com o cliente.

Como você pôde conferir neste conteúdo, metas de vendas bem estabelecidas geram uma cultura de resultados mais sólida à organização, melhorando a relação entre os gestores e sua equipe de vendedores.

Além disso, ao ter metas bem definidas, a empresa se torna mais competitiva, pois garante uma posição de destaque no mercado em que atua.

Agora que você já conhece as melhores práticas para elaborar um plano de metas de vendas para a sua empresa, confira também como funciona o planejamento para reduzir os custos logísticos do trade marketing!