Descubra como avaliar a viabilidade de projetos para PDV

Não raro, o primeiro contato de um cliente com uma marca se inicia no Ponto de Venda (PDV), motivo pelo qual toda estratégia feita especialmente para ele deve ser bem pensada e criativa.

O estudo da viabilidade de projetos, nesse sentido, deve ser feita ainda na criação das campanhas e sua aplicabilidade deve ser acompanhada de perto durante toda a cadeia promocional, a fim de que sua positivação saia conforme esperado.

Mas você sabe como de fato ocorre a avaliação da viabilidade de projetos para PDV e o que influencia nessa conta? Sabe como mensurar resultados e indicadores durante sua aplicação para garantir que o investimento está tendo o retorno pretendido?

Se não, este post foi feito para você. Siga a leitura e descubra como fazer uma avaliação realista e completa de projetos que podem ser implementados no PDV, evitando discrepâncias entre o papel e a realidade. 

Quais são os principais tipos de projetos para PDVs e que resultados eles podem trazer para o negócio?

Um bom projeto para PDV deve entender seu funcionamento e considerar suas peculiaridades: espaço físico, tipo dos produtos expostos e, principalmente, seu planograma (desenho da gôndola e disposição do material, como da esquerda para direita; começando por um sabor tradicional e depois sabores especiais; com quantidades de produtos e ordem definidas prateleira por prateleira etc.).

A partir do planograma é possível determinar, com precisão, a viabilidade de um projeto, sendo ainda possível que se trace um plano realista para que produtos com maior saída possam ficar nas melhores posições possíveis, praticamente de forma hierárquica, com o fim de alavancar resultados.

Como acontece uma análise de viabilidade de um projeto para PDV?

Uma análise de viabilidade de um projeto depende de um estudo profundo do PDV e suas características, sendo que a transferência das ideias do papel para a realidade se tornam ainda mais fáceis com a aplicação da solução end2end — já que assim o cliente conta com um único ponto de contato para acompanhar o desenvolvimento de sua ação e as empresas responsáveis por cada fase estão perfeitamente alinhadas.

Isso porque um projeto pode ser ótimo no briefing, mas pouquíssimo funcional na realidade. Em supermercados, por exemplo, onde pessoas passam com carrinhos a todo tempo nos corredores, os produtos e materiais não podem estar para além das prateleiras, já que podem acabar causando acidentes.

O Grupo Facta, por sua vez, oferece o end to end por meio de quatro companhias principais, que funcionam de maneira integrada ao cronograma de ações do cliente e acompanham cada uma das etapas, respectivamente:

  • criação: We Like Shopper

  • fabricação: Materialize

  • logística promocional: Go Trade

  • positivação/implementação: Facta

Todas as empresas do Grupo Facta comunicam entre si, o que faz com que o cliente possa ter plena certeza de que o projeto é viável na realidade fática. A produção dos produtos já é realizada tendo em mente como serão armazenados, transportados e expostos no PDV, o que colabora para o sucesso da estratégia.

Além disso, antes mesmo de iniciar a ação no PDV, o Grupo Facta realiza uma auditoria completa de seu espaço físico a fim de entender bem quais as limitações e os pontos fortes que o projeto pode ter, evitando erros e desperdício de budget.

A título de exemplo, é possível citar ações desenvolvidas pelo Grupo Facta para lojas de roupas, imobiliárias (display), produção de mobiliário de drogarias, reformulação de farmácia de manipulação, criação de material para Fast food (display, acrílico de brindes), criação de display de maquiagens, desenvolvimento de estandes da marca Lindt e criação de campanhas para Chamex com treinamentos de promotores em PDV.

Quais resultados o negócio consegue ter com o investimento no PDV e como mensurá-los?

O investimento no PDV, com desenvolvimento de campanhas de sucesso, permite que a companhia crie experiências encantadoras para o shopper ao mesmo tempo em que é capaz de educá-lo sobre o serviço ou produto.

Isso porque ele precisa se sentir encantado pelo produto quando ainda está na gôndola e, caso ainda não o conheça ou não saiba a diferença entre um grande sortimento, ser informado disso. Tudo isso é feito por meio de recursos de que o trade marketing dispõe — desde que o projeto seja corretamente viabilizado.

O Grupo Facta disponibiliza em tempo real informações sobre a campanha para seus clientes por meio de um software especializado, de forma que eles mesmo possam aferir resultados e fazer as análises que julgarem necessárias dentro de sua estratégia de negócio.

Quais os diferenciais do Grupo Facta para essa análise?

O Grupo Facta parte dos estudos e da própria expertise de seus clientes para mergulhar em seu universo e descobrir maneiras de atingir seu público. É com esse cruzamento de informações que suas empresas são capazes de atender às expetativas da empresa e criar uma estratégia eficaz para criação, fabricação, logística e positivação de campanhas.

Vale lembrar que a auditoria do PDV é um dos grandes diferenciais oferecidos pelo Grupo Facta para criar projetos viáveis: os profissionais tiram medidas, fazem fotos e conversam com funcionários para compreender a realidade daquele espaço e evitar a criação de medidas que não tenham aplicabilidade no mundo real.

Para entender a importância do end2end para a criação de projetos viáveis, imagine que um cliente opte por contratar uma empresa para ser responsável por cada uma das etapas do trade marketing (criação, fabricação, logística e positivação).

Imagine também que a empresa responsável pela criação da campanha preveja a criação de dois móveis de três metros que funcionarão como expositores de produtos em um supermercado, sem ao menos fazer uma auditoria no PDV para tanto.

Uma vez fabricados os displays apenas para a ação e transportados até o PDV da empresa, imagine que não há espaço para eles, mas somente para prateleiras de 1 metro cada — motivo pelo qual o material fabricado inicialmente deverá ser descartado e a produção de novos materiais iniciada. Um grande problema, não?

A utilização do end2end permite que as empresas que formam o Grupo Facta estejam perfeitamente alinhadas e criem projetos personalizados que atendam às necessidades do cliente, com soluções que possam ser implementadas com segurança e dentro do cronograma definido previamente, sem atrasos e prejuízos.

E então, entendeu como é possível determinar com precisão a viabilidade de projetos para PDV? Entre em contato conosco e permita que nossos profissionais criem soluções personalizadas para alavancar as vendas da sua empresa!