Entenda o que é omnichannel e como ele se liga ao trade marketing

Você sabe o que é omnichannel? É muito provável que já tenha ao menos ouvido falar sobre esse termo. Afinal, vivemos em uma era em que o ambiente digital tem se sobressaído por conta da popularização do acesso à internet e da evolução das tecnologias móveis.

Mas de que forma o trade marketing se comunica por meio do omnichannel? Quer entender mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar a leitura deste artigo até o fim!

O que é omnichannel?

Trata-se de uma forte tendência que se expande tanto no varejo como em outros segmentos do mercado. Omnichannel, em sua tradução literal, quer dizer algo como “todos os canais”.

Na prática, consiste na convergência de vários meios de contato e divulgação utilizados por uma empresa. Basicamente, é uma forma integrar o mundo online e offline sem que o público da marca perceba a diferença.

Sendo assim, é correto afirmar que o omnichannel integra lojas físicas, virtuais e seus compradores. Desse modo, explorar todas as possibilidades de interação é praticamente a premissa desse conceito.

Por exemplo: os aplicativos para dispositivos móveis que combinam o layout do site da empresa com a identidade visual utilizada nas lojas físicas. Essa prática propicia ao cliente a quebra da barreira entre todos os canais disponíveis, principalmente entre o mundo digital e físico.

Como o omnichannel se liga ao trade marketing?

O fato é que ações de trade marketing devem ser sempre desenvolvidas com base em conceitos de inovação, como o omnichannel, por exemplo.

Sendo assim, o primeiro passo é enriquecer o banco de dados com informações dos clientes e gerar mais interação. Posteriormente, é hora de trabalhar uma estratégia de trade marketing com tecnologia que permita a execução de suas campanhas com o levantamento de pesquisas.

Além disso, é preciso analisar o desempenho de cada ação para maximizar os esforços e testar o seu planejamento. Afinal, é sempre possível melhorar, não é verdade?

Entre as formas de interligar ominchannel e trade marketing, podemos citar:

  • chatbots;
  • soluções em realidade aumentada;
  • redes sociais;
  • e-commerce.

Essas são só algumas opções entre várias ramificações dos canais de comunicação de uma empresa, que também exercem funções de promover a marca e expandir o seu poder de alcance.

Como trazer mais assertividade às campanhas com omnichannel?

A seguir, mostramos algumas boas práticas de omnichannel que podem gerar resultados satisfatórios às suas campanhas.

Explore novos canais

Sua empresa utiliza apenas o site para que os clientes possam entrar em contato e tirar dúvidas sobre produtos ou serviços? Se sim, talvez seja o momento de começar a expandir seus canais de comunicação para as redes sociais, aplicativos e até mesmo e-mail marketing.

O importante é que os usuários consigam contatar a marca por meio de diferentes mídias.

Mantenha a coerência entre as campanhas online e offline

O omnichannel é um conjunto de metodologias que une as diversas ferramentas tecnológicas e canais de acesso em um único ambiente. Entretanto, isso não significa que você deva investir somente no âmbito digital sem considerar o que é realizado no meio físico.

O ideal é que ambos se complementem. Por exemplo, no ponto de venda pode-se utilizar os cartazes e materiais físicos de promoção para chamar os clientes para curtir suas redes sociais, acessar o site etc.

Da mesma forma, você pode utilizar as mídias online para atrair o público para conhecer o estabelecimento pessoalmente. A criatividade é o limite.

Como você pôde conferir neste artigo sobre o que é omnichannel, integrar o mundo físico e o virtual é a premissa para campanhas e ações de trade marketing bem sucedidas.

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