Material de PDV: 7 itens que não podem faltar

Atualmente, o material de PDV está disponível com variedade, deixando a escolha daqueles que são ideais para compor o visual merchandising (conjunto de práticas voltadas para enaltecer tudo que incentiva o shopper visualmente) cada vez mais difícil.

Esses materiais podem assumir diversas formas e servir como informadores, suportes para produtos, expositores de promoções, pontos para degustação de alimentos, entre outros, colocando o público cara a cara com o serviço oferecido.

Embora a decisão deva levar em consideração fatores como tipo de produto vendido, canal de atuação e perfil do shopper, alguns itens são sempre comuns a todos os tipos de PDV e não podem, em hipótese alguma, ser esquecidos.

Quer saber quais são esses materiais? Siga a leitura do artigo para conhecer 7 itens que não podem faltar na composição visual de um PDV poderoso e entender como você pode aplicá-los no seu negócio!

A importância da escolha do material de PDV ideal

O visual merchandising é essencial para destacar produtos e influenciar a decisão de compra das pessoas que entram no PDV.

Dessa forma, o material no PDV é utilizado em pontos estratégicos para chamar a atenção de quem passa por ali, sendo capaz de criar um envolvimento maior entre o shopper e o produto.

A própria apresentação dos materiais, assim, agrega valor à marca e aumenta as chances de o cliente ser fidelizado e retornar ao negócio no futuro.

Para tanto, fatores como o layout, o design de materiais e a comunicação transmitida pelas peças escolhidas devem ser pensados de acordo com a ideia que se pretende passar ao shopper, sendo sempre fiel à identidade da marca.

São diversas as opções de material de PDV disponíveis no mercado, com diferentes tecnologias e valores envolvidos. Dessa forma, somente o alinhamento do objetivo da marca com as necessidades de shopper é capaz de ditar quais peças serão mais adequadas para alavancar resultados e satisfazer ambas as partes.

7 materiais que não podem faltar na composição do PDV

1. Stopper

O stopper é uma placa que proporciona uma visão lateral de propagandas para os passantes. Ele é ideal para prateleiras ou gôndolas, já que atrai o olhar do shopper ao adentrar o corredor onde o produto está dentro do PDV.

Além disso, pode assumir diversos formatos e tamanhos dependendo do objetivo da ação, devendo, porém, ser instalado sempre na altura dos olhos do shopper para que se destaque e chame sua atenção.

2. Faixas de gôndola

Também conhecidas como “réguas de gôndola”, as faixas de gôndola são pequenas peças (em formato de L ou retas) que devem ser colocadas junto ao produto no estande, gôndola ou prateleira para atrair a atenção do shopper, diferenciando-o das demais marcas que ocupam o mesmo espaço.

A peça funciona como uma verdadeira extensão do produto no PDV, por isso, deve enfatizar suas características positivas, detalhes que superem os dos concorrentes ou mesmo promoções que possam envolvê-lo.

Para que possam passar a ideia de superioridade do produto ao shopper, as faixas de gôndola devem sempre contar com uma altíssima qualidade de impressão e excelente acabamento, já que, de outra forma, não conseguiriam alcançar o efeito final pretendido.

3. Móbile promocional

O móbile promocional é um material criado para ficar suspenso por fios de nylon diretamente do teto do PDV, movimentando-se apenas lateralmente de acordo com o vento. É altamente eficaz para chamar a atenção dos passantes devido a sua visibilidade e formato.

4. Wobbler

O wobbler é uma faixa promocional do tipo “pop-up” fixada horizontalmente em displays e prateleiras com formato variável — podendo, assim, ser modificado de acordo com a mensagem a ser transmitida ou mesmo com a necessidade do produto.

Ele é bastante eficaz, uma vez que consegue captar a atenção de quem passa pelos corredores por ser posicionado na altura dos olhos dos shoppers. É ideal para promover lançamentos, vantagens ou mesmo promoções que envolvam o produto.

5. Adesivo de piso

O adesivo de piso é bastante interessante para guiar o shopper no PDV e atrair sua atenção para corredores ou gôndolas. Ele deve possuir alta qualidade, já que fica posicionado em um local onde pessoas passam o tempo todo e pode acabar descolando e causando acidentes se feito de qualquer jeito.

O ideal é optar por adesivos de piso laminados com proteção antiderrapante — o que protege também a imagem nele impressa. A mensagem, por sua vez, deve ser altamente impactante e contar com elementos visuais chamativos.

6. Folheto take one

Os folhetos take one são possivelmente uns dos materiais mais conhecidos e comuns no PDV, já que permitem que o shopper desenvolva ainda mais seu interesse acerca do produto apresentado e amadureça uma possível decisão de compra no futuro. Por esse motivo, são também altamente funcionais.

Eles devem sempre contar com uma ou duas dobras e estar disponíveis em locais com alta visibilidade (geralmente com suporte próprio em cima de um balcão), trazendo informações relevantes sobre a marca e o produto.

Neste sentido, é importante criar uma capa convidativa e que faça com que o cliente opte por pegar o folheto por conta própria, sem que promotores tenham que entregá-lo a ele — já que, assim, as chances de que o consumidor decida por adquirir produtos da marca são maiores.

7. Totens

Os totens são geralmente os materiais que mais chamam a atenção dos shoppers devido ao tamanho, à proporção e à visibilidade das peças.

Podem ser de três tipos principais: dobrável elíptico automontável, promocional ou pessoa — sendo os dois últimos os mais adequados para colocação no PDV.

O totem promocional é uma peça totalmente personalizável indicada para quem quer reforçar a presença da marca no PDV, devendo ser pensado com formatos, cores e mensagens atrativas para o shopper.

Já o totem pessoa, como sugere o próprio nome, traz a figura de alguém impressa preferencialmente em tamanho real, sendo ideal para interagir com o público no PDV e divulgar produtos e promoções.

E então, entendeu qual material de PDV não pode faltar no seu negócio ou ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião!