Quais são as principais tendências e inovações no trade marketing?

Em busca de melhorar a experiência do processo de compra e, principalmente, influenciar a decisão final do cliente, muitos gestores têm apostado no setor de trade marketing, o qual tem como foco o canal de distribuição de produtos de varejo.

Nesse sentido, a seguir, elaboramos um artigo com o objetivo de potencializar o seu domínio dessa área. Além de aprender, de uma vez por todas, como esse setor funciona em estratégias de marketing, você também vai ficar por dentro das principais tendências do trade. Boa leitura!  

Como funciona o trade em estratégias de marketing?

O trade marketing é uma estratégia aplicada diretamente no canal de distribuição dos pontos de vendas (PVDs) — como supermercados, padarias, bares, entre outros — na qual o fabricante tenta facilitar o acesso à sua marca.

Essa técnica é amplamente utilizada e apoiada pelos distribuidores graças à sua eficiência em fazer o cliente se interessar por uma marca específica e, consequentemente, aumentar as vendas de produtos.

Digamos que você tenha que ir ao supermercado comprar carne, por exemplo. Chegando na parte do açougue, você se depara com uma pequena ilha de cervejas da Skol — distante de todas as outras bebidas — na promoção, e decide levar algumas unidades junto à carne.

Você realmente acha mesmo que essas cervejas foram colocadas ali de modo aleatório? Óbvio que não! Isso é um típico trabalho de um profissional do trade marketing, o qual, nesse contexto, tinha a função de despertar o interesse do comprador na bebida, a partir da ideia de que a maioria das pessoas gostam de tomar cerveja em churrascos.

Vale destacar que não é necessário ser um especialista para aplicar essa estratégia de forma bem-sucedida. No entanto, é importante ter um conhecimento abrangente em marketing e vendas, além de seguir alguns pontos fundamentais:

  • identificar as necessidades do cliente;
  • saber o comportamento de compra do comprador final;
  • estar sempre controlando o estoque;
  • entre outros.

Quais são as principais tendências do trade marketing?

Assim como os outros setores de marketing, para acompanhar as novas demandas dos clientes da Era digital, o trade marketing também busca estar sempre se inovando. Confira algumas das principais tendências do momento.

Realidade aumentada

Como uma forma de oferecer um tipo de experiência diferenciada e inovadora, o comércio varejista vem investindo na realidade aumentada, a qual tem a intenção de trazer informações virtuais para o espaço físico, permitindo com que as pessoas consigam interagir com objetos ou lugares virtuais sem precisarem necessariamente estar dentro de uma realidade virtual.

O Pokémon GO, por exemplo, é um ótimo exemplo do funcionamento dessa tendência. Basta ter um smatphone e espaço o suficiente para fazer download do jogo, que já é possível sair para capturar pokémons da sua própria cidade!

Merchandising compartilhado

O Merchandising compartilhado nada mais é do que um trabalho compartilhado. Nesse caso, o promotor de vendas do PDV não é contratado diretamente pela empresa, como um funcionário fidelizado, mas tem os seus serviços terceirizados por uma agência especializada em trade, permitindo que o profissional trabalhe com várias marcas ao mesmo tempo.

Esse compartilhamento traz diversos benefícios para o negócio, como:

  • custo associado somente ao trabalho realizado (economia);
  • melhor cobertura do atendimento;
  • alinhamento do plano de sell-in e sell-out;
  • contratação simples, sem burocracia;
  • cumprimento do nível de atendimento solicitado pelo contratante.

Captação de dados acionáveis

Dados acionáveis permitem um planejamento mais direcionado no cliente, além de mostrar o que realmente gera lucro ou não no seu mercado.

O acesso às informações sobre a taxa de vendas, concorrência, comportamento de compra, menções da marca, quando bem gerenciados por uma Inteligencia de dados, podem ser uma arma potente no mercado. Sendo assim, é mais uma tendência em que os profissionais do trade devem ficar de olho.

Robôs no varejo

Permitindo que o cliente tenha a melhor experiência durante a jornada de vendas, tanto no meio físico quanto no meio virtual, algo que vem sendo muito adotado para complementar os serviços do trade são robôs e chatbots.

A partir da configuração adequada, essas máquinas superinteligentes são capazes de antecipar as necessidades do comprador, oferecendo produtos de acordo com suas compras/interações anteriores e disponibilidade de estoque na loja.

Personalização

Quem não gosta de se sentir único, não é mesmo? Seja com amigos, familiares ou com desconhecidos, as pessoas gostam de receber um tratamento especial — e, no ambiente comercial, isso não é diferente! O cliente está sempre querendo ser valorizado, recebendo atendimento e produtos exclusivos. 

Segundo um relatório feito pela Econsultancy em parceria da IBM, 48% dos profissionais de marketing concordam que o crescimento do negócio depende fortemente da personalização da experiência do cliente.

Pensando nisso, uma das tendências bastante populares do trade é a personalização de produtos, permitindo a escolha de cores diferentes ou até mesmo a gravação do seu nome no produto de interesse.

Por que as empresas devem acompanhar as inovações do trade?

Se você chegou até aqui, deve ter percebido o potencial das tendências do trade para potencializar os resultados do seu negócio e, consequentemente, manter-se à frente no mercado competitivo.

O trade marketing vai continuar crescendo e se inovando entre as empresas. Aqueles que optarem por não acompanhar/aderir às suas inovações correm um sério risco de serem trocados por outros fornecedores que estão por dentro das mudanças da Era digital.

Sendo assim, procure sempre se manter atualizado por meio de pesquisas do mercado. Busque saber o que as grandes companhias nacionais e estrangeiras estão fazendo no setor. Leia entrevistas de grandes profissionais do trade e veja o que eles têm pra falar sobre o futuro da área. Fazendo isso, você se tornará um profissional mais preparado e poderá utilizar essas informações à favor do crescimento do seu negócio.

Agora que você já sabe qual é a atuação do trade marketing como estratégia para o aumento das vendas, não perca tempo! Comece a aderir às inovações desse setor e aproveite todos os excelentes resultados que a aplicação do trade na experiência do consumidor pode trazer para o seu negócio.

Gostou de conhecer algumas tendências do trade marketing? Quer ver na prática o sucesso do trade em um ponto de venda? Então, confira um dos cases imperdíveis da nossa empresa!