Ações promocionais no PDV: 6 tipos e seus benefícios

Muitas vezes, a primeira interação de um cliente com uma marca surge a partir de uma ação promocional, motivo pelo qual elas devem ser sempre bem planejadas e criativas, — afinal, o shopper moderno está cada vez mais informado e exigente.

São várias as ações promocionais que podem ser realizadas no PDV, e escolher aquela que tem a cara do negócio exige muita pesquisa e prudência, já que pequenos erros podem comprometer não apenas o cronograma, mas o budget da empresa.

E você? Conhece os tipos de ações promocionais no PDV e os benefícios que cada uma delas pode trazer? Siga a leitura e entenda de vez como elas funcionam e como o auxílio de uma empresa especializada no assunto pode otimizar a performance de todo o marketing do seu negócio!

O que as ações promocionais representam dentro do trade marketing e por que são eficientes?

A principal característica de um marketing promocional de sucesso é ser capaz de criar uma ponte estável entre a marca e seu shopper em potencial, para além de ampliar a percepção do valor da marca e fidelizar o público.

O estreitamento da relação, por sua vez, pode ser feito de diversas maneiras: por meio da distribuição de amostras grátis, oferecimentos de degustações, realização de demonstrações do funcionamento de produtos, descontos, programas de pontuações, entre outros meios.

Quais são os tipos de ações promocionais que podem ser feitas nos pontos de venda?

As ações promocionais podem ser divididas em dois grades grupos: com e sem promotores. Ambas fazem parte do trade marketing como um todo e são fundamentais para fidelizar o shopper, medir resultados de aumento de vendas nos PDVs, gerar conhecimento de marca, informar sobre novo produto, etc.

Qualquer que seja o tipo da ação, é importante que ela seja bem executada e gere bons sentimentos no shopper, trazendo engajamento e fazendo com que ele se lembre da marca em seu dia a dia. Entenda um pouco mais sobre as ações que o Grupo Facta pode criar para um PDV:

1. Brindes

A liberação de brindes para o shopper pode ser simples ou integrada, já que pode ser realizada tanto com promotores — que podem apresentar o produto e posteriormente dar um brinde da marca —, tanto com os próprios colaboradores da instituição, que podem entregá-los quando ele finaliza uma compra, por exemplo.

2. Degustações

Promover experiências sensoriais e permitir que os shoppers tenham contato com seu produto ou serviço pode ser o diferencial entre perder um cliente e fidelizá-lo. Sobretudo nos casos de alimentos, é preciso esforçar-se para criar uma atmosfera diferenciada e satisfatória.

3. Convites para atividades

As ações promocionais também podem contar com um convite para que o shopper conheça um pouco mais sobre a marca ao participar de atividades simples disponibilizadas no PDV, como colocação de painéis interativos, cabines personalizadas, etc.

Como case de sucesso, é possível citar um convite para atividade que repercutiu bastante para a Coca-Cola: foi instalada uma cabine da marca em seus PDVs com promotoras convidando os shoppers para assistir um vídeo. Ao entrar na cápsula, eles participavam de uma grande experiência sensorial e eram também convidados a compartilhar tudo em suas redes sociais. 

4. Utilização de calendário e aproveitamento de datas especiais

Utilizar o calendário e criar ações especiais para datas comemorativas (ou sazonais, como black friday e natal) também é uma excelente estratégia, já que o momento traz uma boa oportunidade para impactar ainda mais as pessoas e rebater promoções e preços praticados pelos concorrentes no mercado (as chamadas guerrilhas).

5. Sorteios, concursos e cartões fidelidade

Sorteios, concursos culturais e oferecimento de descontos e cartões de fidelidade também são importantes para se criar ações promocionais de sucesso: basta disponibilizar um stand ou balcão e pedir para que os shoppers preencham cadastros ou cupons para estreitar seu relacionamento com a marca.

6. Engajamento online

Vale ressaltar que, contando ou não com promotores, é sempre interessante incentivar os shoppers a levarem as ações para a internet (seja com hashtags, seja com materiais fotografáveis) e compartilharem tudo em suas redes sociais, já que assim a marca é capaz de aumentar seu alcance e atrair um maior número de visitantes tanto para seu PDV quanto para seu espaço virtual.

Quais os diferenciais oferecidos pelo Grupo Facta na positivação de ações promocionais no PDV?

Todas as quatro empresas que fazem parte do Grupo Facta estão perfeitamente alinhadas para criar ações de sucesso, de forma que a comunicação entre elas é direta e tudo é pensado, realizado e medido de maneira estratégica: nada em uma ação é feito em vão.

Neste sentido, o planejamento de uma ação é de responsabilidade da Facta, que busca compreender o perfil do shopper antes mesmo de desenvolver uma metodologia para que ela seja implementada.

Assim, a Facta encontra o perfil ideal de promotor que atenderá ao shopper e fica responsável por fazer essa seleção (procurando entender se a ação exige pessoas capazes de compreender um conteúdo mais técnico e levando em consideração seu perfil de comunicação, faixa etária, temática, etc) e fornecer todo o treinamento da equipe — seja em termos de realização da ação em si, seja em termos de repassar as informações e conteúdos necessários sobre a marca ou produto.

Mesmo depois do treinamento, toda a equipe da Facta acompanha a execução da ação e realiza a medição de resultados, sempre mantendo cronograma e budget em dia. Isso tudo se dá sobretudo em razão da adoção da solução End2End, que permite que se tenha um cuidado maior com toda a ação, de ponta a ponta.

Para fazer esta supervisão, a instituição faz uso do Agile, programa que permite que os promotores deem notícias de suas atividades em tempo real para a companhia. Ele ajuda a mensurar resultados com maior precisão, fazendo com que o planejamento da Facta possa criar um relatório completo a ser compartilhado com o cliente, que consegue, assim, enxergar aumento de vendas, engajamento e contato com a marca.

Toda atividade que o Grupo Facta faz para criar uma ação de sucesso é estratégica e bem planejada: desde o traçado do perfil dos promotores, passando pelo conteúdo que será criado e pelo seu posicionamento no PDV até a entrega de resultados.

E então, está pronto para escolher as ações promocionais no PDV mais vantajosas para o seu negócio? Curta nossa página no Facebook e saiba como otimizar resultados com as melhores práticas em trade marketing disponíveis no mercado!