Por que alinhar logística e produção de materiais promocionais?

Promover o alinhamento de logística e produção de materiais promocionais pode ser um trabalho árduo, especialmente para quem opta por não contar com um único fornecedor para todas as etapas de trade marketing.

Mesmo planejando ações com cuidado e antecedência, realizar a gestão da cadeia promocional e garantir que todas as suas etapas estejam perfeitamente em ordem continua sendo a única maneira de assegurar que orçamento, cronograma e qualidade estejam de acordo com o esperado.

Ainda não se convenceu? Para que você entenda de vez por que é tão importante manter as estratégias de material promocional alinhadas à logística do negócio, explicamos como elas funcionam e quais os benefícios da prática. Acompanhe!

Por que alinhar logística e produção de materiais promocionais?

O trade marketing conta com quatro etapas principais que compreendem desde o briefing e colocação de ideias no papel até a entrega de materiais e colocação correta no PDV, com a orientação para os colaboradores, caso se faça necessário. São elas:

  • criação;
  • fabricação;
  • logística promocional;
  • implementação/positivação.

As ações não precisam necessariamente passar por todas etapas, embora seja altamente recomendável que o façam já que, assim, é mais fácil de garantir seu sucesso.

A companhia pode optar por contratar quatro empresas para cada uma das fases, gerando quatro contratos e lidando com ritmos diferenciados, ou concentrar a operação nas mãos de um só grupo que seja capaz de atender às suas expectativas e fornecer serviços de excelência.

É bastante importante, porém, que todas as empresas responsáveis por cada uma das fases estejam bem entrosadas, já que uma campanha de alta performance exige que datas de entrega sejam cumpridas, níveis de qualidade estejam altos (sem refações ou entregas abaixo do padrão) e que o budget destinado para a ação jamais seja ultrapassado.

A integração é essencial para que tanto o fornecedor do serviço quanto o cliente acompanhem de perto etapa por etapa, solucionando eventuais problemas com rapidez. Nesse sentido, contar com um único ponto de contato pode ser ainda mais interessante para quem deseja controlar o passo a passo da produção e entrega de seus materiais.

Por isso, contar com o auxílio de uma companhia que ofereça a solução end2end é essencial: assim, é garantido que atrasos e gastos inesperados sejam compensados dentro da própria cadeia, permitindo ainda que o cliente foque em seu core business e não perca tempo com nada além de suas atividades.

Para visualizar a importância do end2end na prática, imagine que você precise de uma ação positivada em 30 dias e que, uma semana antes do fim, haja um problema com a finalização da produção do material promocional. Como solução, a empresa é capaz de cortar gastos e ajustar o cronograma com a logística, por exemplo, e manter a implementação conforme planejada, sem prejuízos.

Quais os benefícios proporcionados pelo alinhamento?

Alinhar logística e produção pode ser altamente benéfico para quem busca controlar processos e o fluxo de produtos, prevenindo a ocorrência de falhas e gastos desnecessários. Entenda.

Redução de custos operacionais

Integrar produção e logística ocasiona a redução de retrabalhos e evita que se confunda informações e envios, deixando ainda tempo e espaço para que o departamento possa trabalhar de maneira contínua e fluida. Especialmente nos casos de instituições que oferecem o end2end, a reorganização de calendários e verba permite que jamais se ultrapasse o orçamento.

No Grupo Facta, por exemplo, a Materialize (empresa responsável pelo setor de fabricação de materiais) dialoga constantemente com a Go Trade (responsável pela logística), de modo que, enquanto o material é produzido, esta última já calculou qual o melhor meio para que a entrega ocorra de maneira eficiente e barata.

Uma vez que as empresas dividem a mesma planta, assim que os materiais forem produzidos já são enviados para o PDV — de forma que ficam o mínimo de tempo possível armazenados e estão prontos para fazer parte da ação.

Planejamento eficaz

Optar por alinhar logística e produção também é essencial para que todos os planos para campanhas e ações sejam colocados em prática sem grandes surpresas, já que, antes mesmo dos materiais serem produzidos, a companhia pode saber seu tamanho e peso (para que seja armazenado corretamente) e quanto custará seu transporte.

Essa inteligência de transporte permite que se enxergue possíveis erros e falhas no fluxo dos processos antes mesmo que eles ocorram, otimizando o trabalho. Empreendimentos que não planejam suas ações gastam mais e podem perder em qualidade, já que não há espaço para mudanças ou consertos.

No caso do Grupo Facta, o cálculo da melhor data de envio de kits promocionais e PDVs que devem receber materiais prioritariamente é feito por um software específico, o TMS, capaz de controlar todo o processo de distribuição.

Maior controle sobre processos e fluxos

Um bom diálogo entre as companhias responsáveis pelas duas etapas também é necessário para que se facilite a visão dos administradores quanto a produtos e processos, permitindo que compreendam de maneira simples o fluxo que vai desde a concepção da ideia da campanha até sua positivação.

Isso também é importante para que se verifique de maneira mais fácil pontos e falhas que possam estar comprometendo a cadeia promocional e possibilita que os gestores corrijam-os mais rapidamente, evitando prejuízos.

O Grupo Facta trabalha sempre em conjunto com o cliente para que compreenda a fundo tudo o que está acontecendo em cada uma das etapas do trade marketing, disponibilizando ainda um espaço online para que ele acompanhe a linha do tempo de suas campanhas e possa enviar mensagens para tirar dúvidas e solicitar alterações.

Melhor relacionamento com clientes e fornecedores 

Um logística integrada, por fim, é capaz de melhorar os processos de produção como um todo e, consequentemente, aumentar a competitividade do negócio no mercado à medida que as entregas são mais rápidas e os valores reduzidos.

Isso garante que problemas sejam solucionados a tempo (como a reposição e substituição de mercadorias, por exemplo) e que os clientes sintam-se mais satisfeitos com a marca.

Trabalhar com instituições que oferecem o end2end representa uma grande vantagem nesse ponto, já que assegura que materiais promocionais serão entregues no tempo previsto e que o PDV, as campanhas e as ações trarão retorno já em uma data previamente estipulada.

E então, entendeu por que alinhar logística e produção de materiais promocionais pode otimizar o sucesso da sua estratégia de trade marketing? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidade sobre o assunto!